FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES A DISTÂNCIA
Ementa: Evolução histórica da EAD. Características da EAD. Fundamentos teóricos, metodológicos e políticos de um sistema de EAD. Conceitos pedagógicos: Educação e Instrução, Pedagogia, Andragogia e Heutagogia. Teorias e Abordagens de aprendizagem. Fundamentos da comunicação em EAD. Interação e interatividade: O texto como suporte entre estudantes e professor. A tutoria on-line. Abordagens quantitativa e qualitativa do processo de avaliação da aprendizagem em EAD.
- TIPO: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
- MODALIDADE: EAD
EIXO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
- ESCOLARIDADE MÍNIMA: ENSINO SUPERIOR COMPLETO
CARGA HORÁRIA: 120h
PERFIL
Atua na modalidade de Educação a Distância como orientador, tutor a distância e presencial por meio da Plataforma de Software Livre – MOODLE on-line.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar profissionais, de qualquer área do conhecimento, para atuarem como mediadores no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades básicas associadas à função de tutoria, tais como: familiaridade com as ferramentas tecnológicas, habilidades de motivação e de acompanhamento de estudantes a distância.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-
Apresentar a evolução, fundamentos e características da EAD;
-
Entender os papéis e as ações de tutor.
-
Compreender como se processa a avaliação no ensino a distância.
-
Conhecer as teorias e as abordagens filosófico-pedagógicas e sua importância para aprendizagem;
-
Apresentar e discutir sobre Comunicação e Interação no ensino online;
METODOLOGIA
O Curso será Mediada por Tutoria, ou seja, durante todo o período do curso você terá na sala de aula a “presença” do Tutor Orientador. Esse profissional irá orientá-lo (a) quanto à dinâmica do curso, nas realizações das atividades, contribuir para construção de novos saberes e proporcionar, a você cursista, as condições necessárias para uma aprendizagem autônoma.
Veja algumas dicas de como você pode se organizar para estudar!
Boas práticas...
Fazer o download do Cronograma de Estudos.
Ler os materiais indicados para cada unidade.
Assistir aos vídeos.
Participar ativamente das discussões.
Compartilhar seus aprendizados
Coopere com sue (a) tutor (a) e colegas.
Agregue novos saberes a sua turma.
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA
A sala está organizada em 7 tópicos:
O primeiro é o de Programação. Nele estão contidos materiais destinados a apresentação da professora e do curso, além de materiais referentes ao curso, como a Ementa, o Cronograma de Estudos e o Glossário.
Do 3º ao 7º tópicos, estão organizadas as 5 unidades de estudos do curso. Veja! 3º Unidade1 – Fundamentos e Políticas de EaD; 4º Unidade2 – Comunicação e Informação online; 5º Unidade3 – Teorias e Abordagens Filosófico – Pedagógicas; 6º Unidade4 – Avaliação da Aprendizagem em EaD; e 7º Unidade5 – O Tutor: papéis e Ações.
ESTRUTURA DA SALA VIRTUAL
Estrutura do curso
CERTIFICAÇÃO
Para receber a Certificação, é necessário responder a Avaliação do Curso, realizar as Atividades e obter pontuação mínima de 6 pontos. Você poderá imprimir seu certificado online.
O prazo para impressão será comunicado via e-mail, pelo seu (a) tutor (a).